Serviços

Estive à frente de um ciclo de desburocratização no estado de São Paulo nos últimos sete anos. Otimizar os serviços públicos tem sido uma aposta contínua.

A burocracia e a lentidão dos serviços públicos são dois grandes problemas enfrentados diariamente pelos brasileiros. O excesso de regulação consome tempo e dinheiro das empresas, é um obstáculo ao desenvolvimento econômico e fonte de injustiças e de desrespeito aos cidadãos.

Estive à frente de um ciclo de desburocratização no estado de São Paulo nos últimos sete anos. Otimizar os serviços públicos tem sido uma aposta contínua. O governo deve ser um parceiro da população, não um inimigo.

Serviços como o Poupatempo e o Centro de Integração da Cidadania (CIC) são uma mão na roda para quem precisa de atendimento do Estado. Com a modernização do Detran, o mostramos que é possível inovar em todas as áreas.

Serviços

Poupatempo, o melhor serviço público de São Paulo

O Poupatempo é o xodó dos paulistas. Criado em 1997 para facilitar o acesso do cidadão a informações e serviços públicos, o programa tem mais de 98% de aprovação.

O Poupatempo reúne mais de 400 tipos de atendimentos prestados por todos os órgãos e empresas públicas, em um único local. Durante meu governo, o serviço foi reforçado e ganhou mais 47 unidades em todo o estado.

Mais um motivo de orgulho: o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo.

Sempre se atualizando e se adaptando à modernidade, o serviço disponibilizou três aplicativos nas lojas de apps: o “Agendamento”, o “Achados e Perdidos” e o “Guia de Serviços”.

Mas a grande novidade foi a implantação de 64 totens de autosserviços em 19 postos. Os equipamentos possibilitam agendamentos, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, pagamento de taxas e solicitação de documentos, com entrega feita pelos Correios.

O cidadão ganha, assim, mais agilidade e eficiência no atendimento de serviços públicos essenciais.

47 novas unidades

98% de aprovação da população

+ de 585 milhões de atendimentos desde 1997

Serviços

Modernização do Detran

O sucesso do Poupatempo inspirou outros programas de modernização e desburocratização em São Paulo. Um bom exemplo é a modernização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Para começar, o Detran-SP ganhou um novo portal, muito mais simplificado e intuitivo. Sua rede física, que atualmente conta com 653 unidades, teve 410 postos modernizados.

Os novos equipamentos passaram a oferecer atendimentos por meio de senha, comunicação visual facilitadora, condições de acessibilidade e prova teórica eletrônica, entre outros melhoramentos e benefícios.

Portal simplificado

410 unidades modernizadas

96% de aprovação

Centro de Integração da Cidadania

Pense em um local onde é possível tirar documentos como RG e Carteira de Trabalho, resolver conflitos entre vizinhos, participar de eventos culturais e oficinas profissionalizantes, reclamar de produtos e serviços malfeitos, encaminhar familiares e dependentes químicos para tratamento, receber assistência jurídica gratuita, acessar a internet, procurar vagas no mercado de trabalho e até legalizar a união matrimonial em casamentos comunitários.

Pois bem: você encontra tudo isso no Centro de Integração da Cidadania (CIC), um programa criado pelo Governo de São Paulo para levar serviços públicos de qualidade à população das regiões mais pobres.

O CIC já conta com 16 postos fixos em todo o estado.

16 unidades em todo o estado

6 unidades inauguradas no último governo

Serviços

Estado moderno

Em nossos trabalhos em prol da desburocratização, tornamos São Paulo um estado muito mais moderno.

São Paulo foi considerado o Estado mais transparente do Brasil por cinco vezes. Em 2010 e 2012, o Governo Paulista recebeu a maior nota do Índice de Transparência da ONG Associação Contas Abertas. Não temos o que esconder da população, e deixamos isso claro.

O Pitch Gov é um programa que implementamos durante minha gestão, que veio para ajudar a resolver os problemas da população por meio de soluções tecnológicas desenvolvidas em startups. Só no primeiro ano, em 2015, foram 305 startups inscritas, sendo que 15 foram selecionadas.

SP é o estado mais transparente do Brasil

+ de 305 startups participaram do Pitch Gov em 2015

Área de atuação

Trabalhei para modernizar São Paulo, gerando empregos e construindo as bases do desenvolvimento sem comprometer as finanças do estado. Confira a lista de realizações de meus mandatos mais recentes como governador em cada área da gestão pública.